Guarulhos está entre as 37 cidades do estado de São Paulo indicadas para receber uma das seleções que virão ao Brasil para a Copa do Mundo. O nome da cidade, bem como uma descrição de suas principais características, consta na segunda edição do guia “Cidade-Base: o Potencial do Estado de São Paulo para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014”, lançado na tarde desta quarta-feira (16) no Museu do Futebol, em São Paulo.

 

O documento elaborado pelo Comitê Executivo de São Paulo para a Copa do Mundo (Coesp) deverá ser apresentado às delegações que participarão do mundial para que estas escolham a cidade na qual irão se hospedar em suas passagens pelo Estado.

Edvaldo Moreira, secretário de Esporte, Recreação e Lazer, que compareceu ao lançamento do guia em companhia do secretário-adjunto, Roberto Martins, e de Fernando Santomauro, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos, disse estar muito feliz com a indicação de Guarulhos para ser uma das cidades-base do mundial de futebol. “Temos aqui hotéis de nível internacional, ótima localização e três centros de treinamento, por isso, desde o início, acreditamos no sucesso da candidatura”, afirmou.

“Ficamos felizes com a escolha de Guarulhos, mas ainda é cedo para pensarmos na Copa do Mundo. Existem outras 36 cidades na briga e a escolha final dependerá do sorteio dos grupos, realizado antes do Mundial, e da decisão de cada uma das seleções”, disse o prefeito Sebastião Almeida que estava em Brasília no lançamento do PAC da Mobilidade Urbana.“Mas vamos batalhar para receber uma delegação em nossa cidade”, destacou.

De acordo com os pré-requisitos básicos estabelecidos pela FIFA para receber delegações internacionais, as cidades-base devem possuir boa localização e infraestrutura hoteleira e esportiva capazes de proporcionar boas condições de estadia e treinamento aos atletas.

“Guarulhos saiu na frente de muitas cidades candidatas à subsede da Copa em 2014 devido à presença de espaços esportivos, do aeroporto internacional e pela excelente rede hoteleira existente na cidade”, afirmou Andre Mittelstaedt, representante do Coesp que esteve na cidade em outubro de 2010.

 

 

 

 

 

 

 

Aparecem em destaque nas três páginas do guia destinadas a Guarulhos os centros de treinamento Osvaldo de Carlos, na Vila Fátima, e SE Palmeiras II, na Ponte Grande. Entre os hotéis, são mencionados o Caesar Park e o Marriot Airport, ambos nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O evento

A cerimônia reuniu diversas autoridades e também marcou a homenagem ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno, contemplado com a medalha do Mérito Esportivo e convidado para compor o Comitê da Copa em São Paulo. Também compareceram ao evento Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa, Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, entre outras personalidades do esporte nacional.

Fonte: Site da prefeitura de Guarulhos

E-mail Imprimir