Leitores da revista de negócios “Latin Trade”, editada em Miami, nos Estados Unidos, elegeram o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, como o pior da América Latina. A pesquisa anual, segundo a revista, foi feita em 19 cidades em 16 países. Também foram avaliados os hotéis e restaurantes preferidos dos leitores.

O levantamento de 2011 foi divulgado no início de fevereiro. Para o ranking, os leitores votaram em seus aeroportos favoritos baseados nos fatores conforto, bagagem, facilidade de conexão, lojas e localização. Foram avaliados 26 aeroportos do Chile, Panamá, Uruguai, México, Equador, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Peru, República Dominicana, Brasil, Nicarágua, Honduras, Colômbia, Argentina e Venezuela.

O aeroporto de Guarulhos recebeu o menor número de votos nas categorias conforto, bagagem e facilidade de conexão. No quesito lojas também obteve má colocação: 24º lugar, o mesmo para o critério localização, em que empatou com o aeroporto de Medelín, na Colômbia.

Dos outros aeroportos brasileiros avaliados, o de Congonhas, também em São Paulo, aparece em 12º lugar no ranking. No quesito localização, obteve o primeiro lugar na opinião dos leitores da “Latin Trade”. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ficou em 14º lugar no ranking geral.

O primeiro lugar no levantamento da publicação ficou com o aeroporto de Santiago, no Chile, com a melhor avaliação em conforto, bagagem e lojas. No quesito facilidade de conexão, o aeroporto ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o aeroporto do Panamá. Já na avaliação de localização, o aeroporto do Chile ocupa o terceiro lugar, atrás do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (1º lugar), e do aeroporto do Panamá (segundo lugar).

FONTE : G1