Os profissionais da rede municipal de Saúde de Guarulhos contam agora com a retaguarda do maior centro hospitalar do país – o Hospital das Clínicas – para a discussão de casos clínicos de difícil solução. A partir de agora, já é possível a realização de webconferências entre os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos e especialistas da Faculdade de Medicina da USP em torno de situações complexas do atendimento na rede.

“Não se trata de aula on-line, mas da discussão sobre casos mais complicados. Se o problema não puder ser resolvido durante a webconferência, um grupo de especialistas do Hospital das Clínicas debaterá o problema e depois dará um retorno aos profissionais da rede”, explicou o professor chefe da disciplina de Telemedicina da USP e coordenador do Núcleo São Paulo do Telessaúde Brasil, Chao Lung Wen.

Serão promovidas duas webconferências por semana, sendo uma para médicos e outra para enfermeiros, com uma hora de duração cada. Os profissionais poderão participar do debate usando computadores, notebooks ou tablets, equipados com webcam, em uma conexão on-line. No primeiro encontro, médicos e enfermeiros das UBS São Rafael, Belvedere, Soberana e Mário Macca (Cumbica) irão participar da discussão de 12 casos clínicos sobre diabetes, a partir desta sexta-feira (21).

Para o professor de Telemedicina da USP, trata-se de um programa de qualificação permanente, com suporte assistencial quando houver necessidade. “Como nem todos podem participar, os debates serão gravados e os vídeos disponibilizados no site http://www.telessaudesp.org.br”, destacou o professor Wen.

O Telessaúde é uma ação do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada –             (11) 3266-6088
Cibele Cintra – ramal 233
Vinicius Abbate – ramal 225
Fabio Bittencourt – ramal 221 / 7689-5596

Fonte INTERLIGEMCIA